sexta-feira, 13 de maio de 2016

Avanti

Jogo futebol já tem pouco mais de um ano, mas tem apenas algumas semanas que estou firmada em uma posição: ala direita fundo, quando no esquema 2x2.

Resumindo: zagueira. 

Minha função é impedir que as atacantes do outro time façam gols, ou tenham oportunidades de fazer finalizações.

No último jogo eu estava empolgada. Chegava entrando, marcando, correndo, fazendo o possível para cobrir quem estivesse no meu setor, para que não passasse de jeito nenhum. E consegui fazer isso até que bem. Só que aconteceu algo que me fez pensar...

Numa dessas marcações na atacante do outro time, consegui não deixa-la chutar ou cruzar, e afastei a bola para fora com um último toque meu, e lá foi ela pra escanteio. Fiquei feliz por ter conseguido impedir a jogada da menina, até que poucos segundos depois, o time delas cobrou o escanteio e fizeram um gol.

Na hora veio uma sensação de culpa, afinal, foi de uma jogada minha que o escanteio foi criado. Mas depois o professor disse que é assim mesmo, que o importante é a jogada na hora. Naquele momento meu objetivo era simplesmente fazer com que não houvesse chute ao gol, e isso foi conseguido. A jogada em seguida, são outros quinhentos.

Ainda em quadra, me veio a sensação de que eu precisava escrever sobre isso. Precisava entender de vez, que sim, é assim que acontece no jogo de futebol, e é assim que acontece na vida!

De novo, eu estava fazendo tudo "certo". Segui o roteiro rigorosamente como o professor ensinou e  fiz tudo como tinha que ser feito. E em seguida, em um movimento inesperado, todo o esforço não foi suficiente para impedir um derradeiro gol do adversário. No final das contas, perdemos de 1 a zero.

Acertar o posicionamento, cumprir o objetivo...nem sempre isso é suficiente para que se ganhe uma partida. Um jogo de futebol é imprevisível. A vida é imprevisível. No momento que a gente acha que está fazendo a coisa certa, de repente vem a vida, dando uma de Alemanha sobre você e te metendo 7 gols, que  nem dá pra saber da onde vieram.

Porém, apesar de tudo, depois que a gente toma um gol, a gente volta pro meio do campo com a bola no pé. É isso....
A vida te  dribla e te goleia o tempo todo, mas a cada gol desse, a bola volta pro jogo. Temos a vantagem de recomeçar e repensar as estratégias usadas até ali. Sempre temos a chance de começar de novo, com calma, revendo a tática, reconsiderando posições, fazendo substituições, enfim, descobrindo os erros que  levaram a tomar na cabeça e tentar corrigí-los.

O jogo só acaba quando termina, e toda hora é a hora da virada. O controle emocional é tão ou mais importante do que técnicas em si e o próprio talento. De que adianta deter mil habilidades, se no 1 a zero, achar que não dá mais pra ganhar?  Porém, de que adianta acreditar na vitória quando se está perdendo, e não ter aprendido nada a cada gol que tomou para conseguir alcançar o adversário?

Entendo cada dia mais, que viver o presente, é o melhor a se fazer, tanto na vida quanto no jogo. Não precisa se ter medo de um time, talvez por que já tenha perdido pra ele antes, porque cada derrota te alavanca pra frente, e o próximo jogo pode ser diferente, depende de ter se esforçado para aprender as lições que toda derrota traz. Assim como já ter ganhando de um time e ir confiante demais pro próximo jogo contra ele, faz mal. Tudo muda o tempo todo no mundo...o que importa é o momento presente, sempre!
Sempre dá pra recomeçar. To aqui pra provar. Sobrevivi a maior goleada que tive na vida, depois sobrevivi a outra derrota de campeonato e sigo em frente!

O meu time caiu pra segunda divisão e voltou mais forte, e não to falando do Palmeiras...

Talentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dar um conselho? Uma bronca? Uma puxada de orelha? Quer desabafar? Apoiar? Estamos aí!