segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Palavras Cruzadas

Sempre tive o hábito de fazer palavras cruzadas!

Lembro-me ainda da forma como tudo foi começando: Eu devia ter uns 10 anos, com uma pequena margem de erro de um ano ou dois pra cima ou para baixo. Via meu pai deitado na cama, caneta encostada na boca, e ele ia escrevendo algo numa revistinha, e eu sentava ali do lado dele, perguntando o porque das coisas, e ele ia respondendo...

O fato é que eu aprendi a fazer, gostava de fazer, e me sentia inteligente quando completava uma página todinha!

Nas palavras cruzadas, há um número de quadrados correspondente a resposta certa, e é muitas vezes assim, que matamos a resposta. É uma dica valiosa, mesmo quando está tudo em branco.

Já fazia algum tempo que eu não cruzava palavras, até que um dia desses, vi um coquetel num  jornal. Fui dar umas olhadas nas perguntas, e percebi que na verdade, as respostas poderiam ser muito mais variadas do que a proposta dos quadradinhos limitados.

Tipo assim:

Perguntas:

"Quantidade de dentes de um humano adulto"

Resposta Esperada: trinta e dois

Resposta correta: Depende da quantidade de vezes em que quebrou a cara

"Afeto Intenso" 

Resposta Esperada - Amor

Resposta correta: Problemas

"Diagnóstico do paciente do hospício"

Resposta esperada - Loucura

Resposta correta: Paixão

"Gravou "Pega Na Mentira (MPB)"

Resposta Esperada  - Erasmo Carlos

Resposta correta:  Meu-Ex-marido

"Abrigo do feto" 

Resposta Esperada - Útero

Resposta correta- Coração

"Mamífero que parece rir"

Resposta Esperada - Hiena

Resposta correta: Eu-da-vida

"Fácil de Conduzir"

Resposta esperada - Dócil

Resposta correta: Essa só pode ser dócil mesmo, porque definitivamente RELACIONAMENTO não cabe!

"Abrigo blindado" 

Resposta Esperada - Casamata

Resposta Correta: Meu-coração-depois-do-divórcio

"A cor do luto"

Resposta Esperada - Preta

Resposta correta  - TODAS! Até-arco-iris-ficava-preto-e-branco-no-meu-luto

"(?) e ímpar - tipo de sorteio" 

Reposta esperada - Par

Reposta Correta - Tentei par, mas acabei Ímpar mesmo

"Dona"

Resposta Esperada - Senhora

Resposta correta - Também-amo-essa-música...


Além disso, quando a gente tá em dúvida entre uma resposta ou outra, as páginas finais contém a resposta que a gente tanto procura...

Mas na vida real, o negócio é nível HARD: fazem as perguntas, a gente tem que responder e não tem cola pra ver se acertou...tem que ir na fé! Já pensou se a gente pudesse dar uma olhadinha no futuro, ver como acabava e daí, decidir escrever ou não? Ia ser muito fácil, muito massa, a gente não erraria nunca, não correríamos risco nenhum, não teríamos medo de nada!!!! Meu pai sempre falava mesmo, que olhar na resposta tirava toda a graça da coisa.
Nas palavras cruzadas do papel, creio que ele está certo, e aplicar isso sobre as perguntas da vida...bom, corajosamente, ouso dizer que também...

Difícil é quando você descobre que cruzou tudo errado, precisa voltar mil casas, rever todas as perguntas, uma por uma, repensar, e aí deixar tudo riscado, rabiscado, borrado, ilegível...caso tenha escrito em caneta!

Taí uma coisa: escrever de lápis é mais fácil de apagar, deixa menos marcas, é mais leve...
Pra que tanta seriedade? É só um jogo, que a gente tá começando, e aprendendo..dia após dia...tipo criança, que quando esta se alfabetizando, escreve a lápis...
Pra que caneta!?
Nada é definitivo!!
E eu me achando inteligente por completar uma página dessas aí debaixo...
Ahhhh..mas essa vida é muito mais do que isso...mesmo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dar um conselho? Uma bronca? Uma puxada de orelha? Quer desabafar? Apoiar? Estamos aí!